Sobrou panetone? Aposte em ações promocionais diferenciadas
Em 2020 já prevendo os possíveis impactos da pandemia sobre a dificuldade de abastecimento e o faturamento dos supermercados, as vendas de panetone iniciaram mais cedo. Em alguns lugares era possível encontrar o produto, tradicional nesta época do ano, já no mês de setembro. O mesmo aconteceu com outros produtos como perus, chesters, espumantes, entre outros. A expectativa em relação às vendas, no entanto, pode levar a um excesso de estoque que, ao final das datas comemorativas, torna-se um grande problema. Como fazer, nesse caso, para realizar as queimas de estoque de forma positiva e com algum nível de sucesso?
Confira três dicas que poderão ajudar a ter bons resultados com as queimas de estoque pós-Natal e Ano Novo.
Atente-se à data de validade: Estoque em excesso já é um problema. Se os produtos estiverem próximos da data de validade, então, a ansiedade é certa. Fazer girar esse estoque é essencial para manter o negócio saudável, por isso, pensar na estratégia é tão interessante. Por isso, ter ferramentas que registrem e façam a gestão dos prazos de validade é tão importante.
Capriche na promoção: Como esses produtos voltados para as festas de final de ano são muito temáticos, realizar promoção com o excesso de estoque é a melhor solução. E vende-lo por com um desconto atraente – 50 % para mais – ajuda a atrair o público interessado e empolgado. Nesse caso, fatores como a logística e controle de estoque são essenciais. Criar kits promocionais podem ser também uma alternativa para agregar valor ao produto e ainda ajudar nas vendas. Você pode, por exemplo, usar produtos já consumidos pelo público com algumas novidades que ainda precisam ser conhecidas, incentivando o cliente a consumir novos produtos.
Invista na divulgação: De nada adianta arrasar nas ofertas se o cliente não ficar sabendo das vantagens. Programe com antecedência e invista em flyers promocionais, campanhas de rádio e utilize, principalmente, as facilidades da internet. Mensagem por sms também costuma funcionar bem. Dentro da loja, a boa divulgação dos produtos também serve como propaganda, então capriche na exposição.